Blog
André de Azevedo Avelino e as Novas Normas de Sustentabilidade: o que muda para as empresas no cenário financeiro brasileiro
Estamos diante de diversas mudanças no setor financeiro, sejam pelas recentes mudanças de tributação que entrarão em vigor agora em 2026, sejam pelas transformações impulsionadas pelas normas de sustentabilidade e critérios ESG.
Nesse contexto, empresários como André de Azevedo Avelino analisam o impacto que essas mudanças geram para a realidade dos investidores do país. Se, a um primeiro momento, pode parecer como um diferencial competitivo, atualmente é considerado como uma estratégia financeira.
E André de Azevedo é, de longe, um dos nomes mais consolidados para poder orientar e guiar os impactos que essas mudanças podem ocorrer para você.
O avanço das normas de sustentabilidade no Brasil
Afinal, André de Azevedo Avelino analisa como as empresas podem se adaptar a um novo modelo de gestão, que tornará sua empresa mais responsável, transparente e principalmente mais sustentável. A integração do ESG para o mundo corporativo está impactando diretamente no acesso ao crédito.
Isto é, a reputação das empresas que incorporam as tendências do ESG recebe um olhar muito mais positivo perante o mercado brasileiro. O Brasil tem avançado significativamente nas incorporações de práticas mais sustentáveis, e isto tem se tornado uma realidade global.
Assim, instituições governamentais acabam estabelecendo diretrizes mais rigorosas relacionadas à gestão de riscos climáticos e socioambientais.
ESG como fator decisivo no acesso a capital
Segundo André de Azevedo Avelino, esse movimento é uma mudança estrutural no sistema financeiro brasileiro. Onde o destaque é o desempenho econômico e a sustentabilidade. Assim, as novas normas estão no acesso ao crédito e investimentos.
Bancos e fundos institucionais estão priorizando quem demonstra maturidade utilizando as práticas do ESG. Dessa forma, André de Azevedo Avelino irá ajudar você e sua empresa a se adaptar para que não enfrente exigências como maior custo de capital e dificuldade de acesso aos financiamentos.
Além disso, o risco da perda de investidores tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente.
O papel do ESG nas decisões financeiras das empresas
Sustentabilidade como estratégia de negócios
Mas, analisando do ponto de vista de um especialista no setor financeiro, André de Azevedo Avelino defende que o ESG não deve ser tratado como um projeto isolado ou só mais uma obrigação regulatória. Isto é, precisa estar integrada à estratégia central do negócio.
Com a orientação e adequação, as empresas guiadas por André conseguiram antecipar-se para possíveis riscos, inovar em produtos e processos.
Isto é, melhoraram a eficiência operacional, além de fortalecer sua marca e principalmente, a reputação da sua empresa. Assim, criará um valor sustentável a longo prazo, além, claro, de muitos benefícios socioeconômicos.
O que muda, na prática, para as empresas brasileiras
Além do óbvio, é necessário rever processos internos. Isto é, políticas financeiras e novos modelos de gestão que se integrem aos princípios do ESG.
Dessa forma, para André de Azevedo Avelino, empresas que iniciam e se adaptam de forma estruturada já estão saindo na frente. Não corra o risco de perder competitividade, André Avelino possui consultorias especializadas para você e sua empresa!
Quando falamos de nomes como André de Azevedo Avelino, que possui mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, ele é a pessoa ideal para orientar você e sua empresa.
André não só ensina e orienta em como investir com mais responsabilidade, respeito e de maneira segura, como também, a adotar práticas que beneficiam sua empresa aos olhos de investidores e do governo.