Crédito Imobiliário

O crédito com garantia de imóvel como uso alternativo de quitação de grandes dívidas.

O crédito com garantia de imóvel como uso alternativo de quitação de grandes dívidas.

O Home Equity é sem dúvidas a melhor alternativa para quem possui bens imobiliários e querem usá-los como troca de dívidas, para poder trocar uma dívida de juros altos e de curto prazo com uma dívida de juros mais baixos e e prazo longo. Estes prazos podem chegar a 180 meses, e o juros aplicados na média de 1,29 por cento + indexador de juros onde na maioria das vezes é o IPCA que gira em torno de 5,5 por cento ao ano.

Desta forma, se o endividado tomar precauções acerca da responsabilidade e comprometimento financeiro de que este saneamento financeiro será de única e exclusiva formatação para quitação de uma dívida que está corroendo o seu capital de giro pessoal ou empresarial. Passar a não tomar novos recursos isso fará com que a dívida juros altos e de curto prazo seja espancada.

O maior problema neste caso é que o tomador, ou ser conhecido como endividado passa a não se lembrar que saneou as suas dívidas atreladas a uma garantia imobiliária de sua propriedade e passa de novo, de forma ao seu mau hábito intrínseco a suas atitudes que estão e estiveram sempre atreladas a má educação financeira como hábitos ruins disseminados aos seus costumes de mau consumo.

Capacidade por meio do planejamento financeiro

Você só compra aquilo que possui capacidade por meio do planejamento financeiro ao qual entendo que deveria ser matéria curricular desde o ensino básico. Esta má conduta leva o consumidor ao longo dos anos a não sair desse círculo vicioso chamado endividamento através de padrões de mau consumo a fazer com que durante anos, décadas e até uma vida inteira a nunca ser um poupador, investidor. Planejador do seu próprio futuro e Fazer com que esse péssimo hábito o leve a uma má qualidade de vida dependendo de bancos e instituições financeiras e muitas vezes de financeiras que verdadeiramente praticam juros abusivos, extra abusivos e praticam até mesmo a à venda casada devido a vulnerabilidade deste consumidor que já adquiriu um padrão de permissão exploratória do seu próprio eu.
Há muitas pessoas que atualmente correm e hoje mais do que nunca a figura do agiota lhe postulando há condições sensíveis até mesmo gerando insegurança a sua própria vida, a sua própria má qualidade de vida a adicionado a destemperos da sua própria sorte. Isso é muito triste!
Porque se esse indivíduo fosse treinado desde muito novo a economizar e ter consciência das suas ações de planejamento financeiro, jamais passariam por tais situações de vulnerabilidade acrescentado à noites mal dormidas e passaria a empenhar este recurso em coisas ao seu Bel conhecimento investimento próprios. Para um ser endividado a pressão é tão grande que ele pode desenvolver doenças psíquicas, má qualidade do sono e a falta de harmonia familiar. Isto é tão grave que muitas vezes essas ações levam o indivíduo aos consultórios psiquiátricos do país. Mais triste ainda é ver muitos dos nossos idosos se acometendo a um endividamento em massa tomando recursos no empréstimo consignado do INSS, isso demonstra o quanto o círculo vicioso é antigo e passa de décadas que chegam há mais de 50 anos. Isso é tão deplorável que a aposentadoria que era para ser um benefício em prol da manutenção e da extensão da sua qualidade de vida passa a ser uma sentença que leva a um encarceramento financeiro abrupto devido a um sistema que não quer que você saia desta maldita cadeia chamada“de endividamento maldito “.

Não é só a classe D e C

Neste ponto vale ressaltar que não é só a classe D e C que se postam nela. Há muitos funcionários públicos do alto escalão endividados nos bancos públicos e privados e pendurados em parcelamentos do crédito consignado, no cheque especial, no cartão de crédito. São juízes, promotores, desembargadores, funcionários públicos diversos tais como professores médicos do sus, e tantos outros pendurados e seduzidos pelo ilusoriamente atraídos pelas facilidades nas ofertas de dinheiro fácil. É neste momento que o crédito com garantia de imóvel pode trazer uma solução se o indivíduo pessoa física ou pessoa jurídica literalmente estiver comprometido e planejado financeiramente com causa e conhecimento do que ele está fazendo. Se essa decisão for uma decisão consciente, planejada ela certamente será muito eficiente pois, fará com que aquelas várias dívidas se concentre num só contrato onde o seu imóvel será dado como garantia. Esse valor será a única e exclusivamente para remeter e trazer saúde financeira. O grande problema é que não há conscientização e desta forma a possibilidade do câncer financeiro se alastrar novamente é muito grande, pois veja bem, não há educação financeira intrínseca nas mais variadas autarquias da sociedade que eu faço que esse ecossistema financeira com arcabouços diversos seja para o seu próprio benefício poupador e seja mais uma armadilha para que você volte assim endividar e o que sabemos é que isso fará com que você venha a falir na sua pessoa física e na sua pessoa jurídica, isso é muito sério, isso é extremamente sério. Tudo isso se deve a falta de comunicação familiar no que se refere ao planejamento dos pagamentos mensais e na falta de saneamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Até uma viagem deve ser planejado, até o pagamento da escola dos filhos deve ser planejado, pois não é só o pagamento da mensalidade escolar mas a compra de materiais escolares, livros, uniforme, transporte e alimentação no decorrer desse processo de formação dos filhos.

Não deixe se tomar por emoção de consumo

No meio de tudo isto há saúde, moradia, contas de consumo, lazer e educação e alimentação, além dos gastos extras ao longo do processo. A família ou indivíduo deveria sanear, ter o hábito de botar num papel ou numa planilha financeira de excel os gastos mês a mês daquele ano. Portanto, se há várias dívidas que somo somam R$200.000 e você quer acabar com esse infortúnio concentrado em juros altos de curto prazo, você tem a possibilidade de alongar juros baixos, mas saiba que após adquirir o empréstimo global com a garantia do seu imóvel, não se terá a possibilidade de haver erros de acumulação de dívidas, visto que tal ação poderá custar a retomada do seu imóvel. Faça o que é pra ser bom ser bom! Não deixe se tomar por emoção de consumo, pois não há perdão na emoção de consumo. Planejamento financeiro é vida e boas atitudes e controle inteligência emocional e financeira pode te levar a caminhos e dias melhores.

Quer saber mais sobre assuntos financeiros? acesse nossas outros artigos.

Artigo criado pela equipe de redatores da
agência Zonta Web Solutions de Curitiba.